Sobre

Fundada em Julho de 1985, a ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO RIO POMBA – AMERP, é uma entidade sem fins lucrativos com sede em Muriaé e, em 2021, estará completando 36 anos de atividades, lutas e conquistas. Sua criação foi estimulada pela extinta Secretaria de Articulação do Estado e dos Municípios e, desde então, tem se firmado como corresponsável em grandes vitórias municipalistas.

            Se é ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS, vê-se logo que a AMERP pertence a cada um dos 17 municípios que compõem a microrregião. Eles perceberam que, quando dois ou mais municípios constituem sociedade, os benefícios são bem maiores, pois a comunhão de esforços torna possível alcançar resultados significativos que representam os interesses da região, devido as atitudes em prol da convergência de fins e realização comum.

            A AMERP trabalha em favor dos municípios, não visa lucro e põe em prática a política de integração socioeconômica e cultural de seus associados. Quando foi criada, a proposta de cada cidade era garantir serviços e conquistas que, sozinha, nunca teria condições de realizar. Os donos da AMERP são os próprios municípios que, associados, passam a contar com uma estrutura administrativa bem aparelhada. Trata-se de um órgão estritamente técnico – e não político – que dá assistência ao município, independentemente do prefeito em exercício.

Desse modo, dentro da nossa realidade, a AMERP está cada vez mais consolidada como entidade representativa, pois continua prestando importantes serviços aos municípios associados e participando ativamente do acompanhamento das políticas públicas que possam vir a beneficiar a Zona da Mata Mineira. Além das ações Integradas, a AMERP executa ações isoladas de cada município frente a problemas e interesses comuns uma vez que seu principal objetivo é o fortalecimento dos municípios que a compõem, ampliando a capacidade administrativa, econômica e social dos mesmos, prestando-lhes assistência técnica e promovendo o estabelecimento de cooperação intermunicipal intergovernamental através de uma ação integrada de seus executivos com órgãos estaduais, federais e institucionais.

Para a realização de suas atividades, a AMERP possui um escritório técnico com profissionais especializados ao atendimento das solicitações e reivindicações dos municípios nas áreas de engenharia, topografia, tratores, jurídica e articulação intergovernamental.

DIRETORIA:
PRESIDENTE: JOSÉ BRAZ (Prefeito de Muriaé)
1º VICE-PRESIDENTE: FÁBIO SOARES GUIMARAES (Prefeito de Barão do Monte Alto)

CONSELHO FISCAL:
CARLOS CORINDON DE ARAÚJO (Prefeito de Fervedouro)
WELISON SIMA DA FONSECA (Prefeito de Antônio Prado de Minas)
ARCEDINO JOSÉ DE ALMEIDA (Prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre)